Dúvidas

Fui encaminhado para usar aparelhos auditivos, então estou surdo?

As pessoas que são encaminhadas para o uso de aparelhos auditivos têm uma perda auditiva e não ausência total dos sons, ou seja, a pessoa ainda escuta determinados sons. A perda auditiva pode ser leve, moderada, severa ou profunda.

Tenho que usar dois aparelhos auditivos?

Quando o indivíduo é diagnosticado com perda auditiva dos dois lados o ideal é usar os aparelhos auditivos em ambas as orelhas. Usar em apenas um lado, pode acarretar dificuldades de compreensão de fala, não conseguir localizar os sons, etc.

Fui diagnosticado com perda auditiva neurossensorial. A minha audição pode melhorar com o tempo?

A solução para os indivíduos com perda auditiva neurossensorial é o uso de aparelho auditivo. Infelizmente, a perda auditiva não irá melhorar com o tempo.

Tenho perda auditiva e não uso aparelho. Quais são as consequências?

Não usar o aparelho auditivo pode trazer problemas como: isolamento social, desatenção, depressão, desentendimentos familiares ou entre amigos, tristezas etc.

Eu não tenho dificuldade para ouvir. Eu escuto, mas não compreendo.

Esse tipo de queixa é muito comum entre as pessoas com deficiência auditiva. Existe um tipo de perda auditiva que o indivíduo escuta alguns sons e outros não, com isto, ele fala que escuta, mas não entende.

Coloquei o aparelho auditivo hoje. Eu vou conseguir entender todas as pessoas hoje mesmo?

No primeiro dia que o indivíduo estiver usando os aparelhos auditivos, ele irá ouvir alguns sons que faz muito tempo que não escuta, porém a compreensão da fala irá melhorando com o tempo de uso. Faz parte do processo de adaptação que chamamos de Aclimatização.

Não quero usar um aparelho auditivo grande.

Hoje em dia os aparelhos auditivos são discretos e confortáveis.

Eu conheço uma pessoa que usou aparelho auditivo e não deu certo.

Hoje em dia o processo de adaptação é mais fácil do que antigamente e o quanto antes o indivíduo começar a fazer uso, mais rápida será a adaptação. O acompanhamento com a fonoaudióloga especializada é essencial para a adaptação aos aparelhos auditivos.

Preciso usar os aparelhos auditivos o dia inteiro?

Quanto mais horas fizer uso dos aparelhos auditivos, mais rápida será a adaptação, pois assim o indivíduo irá se acostumar com todas as situações de escuta.

estacionamento gratuito com manobrista