São Paulo
Jundiaí e Campinas
São Paulo
Jundiaí e Campinas
As pessoas que são encaminhadas para o uso de aparelhos auditivos têm uma perda auditiva e não ausência total dos sons, ou seja, a pessoa ainda escuta determinados sons. A perda auditiva pode ser leve, moderada, severa ou profunda.
Quando o indivíduo é diagnosticado com perda auditiva dos dois lados o ideal é usar os aparelhos auditivos em ambas as orelhas. Usar em apenas um lado, pode acarretar dificuldades de compreensão de fala, não conseguir localizar os sons, etc.
A solução para os indivíduos com perda auditiva neurossensorial é o uso de aparelho auditivo. Infelizmente, a perda auditiva não irá melhorar com o tempo.
Não usar o aparelho auditivo pode trazer problemas como: isolamento social, desatenção, depressão, desentendimentos familiares ou entre amigos, tristezas etc.
Esse tipo de queixa é muito comum entre as pessoas com deficiência auditiva. Existe um tipo de perda auditiva que o indivíduo escuta alguns sons e outros não, com isto, ele fala que escuta, mas não entende.
No primeiro dia que o indivíduo estiver usando os aparelhos auditivos, ele irá ouvir alguns sons que faz muito tempo que não escuta, porém a compreensão da fala irá melhorando com o tempo de uso. Faz parte do processo de adaptação que chamamos de Aclimatização.
Hoje em dia os aparelhos auditivos são discretos e confortáveis.
Hoje em dia o processo de adaptação é mais fácil do que antigamente e o quanto antes o indivíduo começar a fazer uso, mais rápida será a adaptação. O acompanhamento com a fonoaudióloga especializada é essencial para a adaptação aos aparelhos auditivos.
Quanto mais horas fizer uso dos aparelhos auditivos, mais rápida será a adaptação, pois assim o indivíduo irá se acostumar com todas as situações de escuta.